Home / Barueri / Cooperyara recebe prensa doada pela URE Barueri

Cooperyara recebe prensa doada pela URE Barueri

Na manhã de quinta-feira (24), a Cooperyara (Cooperativa de Trabalhadores dos Profissionais Prestadores de Serviços de Reciclagem de Lixo do Município de Barueri e Região) recebeu uma prensa nova da empresa URE Barueri (Unidade de Recuperação Energética).  

O equipamento doado será muito útil para os trabalhadores que atuam na reciclagem. Ela corta, dobra e modela os materiais, comprimindo em blocos maiores e mais pesados, em torno de 25 toneladas, permitindo o aumento da produção. A Cooperyara já contava com sete prensas com capacidade de 15 a 20 toneladas e, devido a demanda, tal equipamento chegou em muito boa hora.  

Estiveram presentes na solenidade de entrega o presidente da Cooperyara, Eliseu da Silva Félix, o secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), Marco Antônio de Oliveira (Bidu), e o representante da URE Barueri, Rodrigo Bombonatto. 

Cooperyara 

Atuando desde 2002, a cooperativa trabalha com o recebimento, separação e venda de materiais recicláveis vindos da coleta realizada pela municipalidade em toda Barueri. Ela possui 55 cooperados que, muitas vezes, encontravam-se em situação de vulnerabilidade social e tiveram suas vidas transformadas.  

Eliseu agradeceu a empresa pela doação. “Nós queremos, em nome de 55 cooperados, agradecer essa doação, que Deus abençoe e multiplique lá na URE”. Além disso, pediu a colaboração dos munícipes para separação dos recicláveis. “E que os nossos munícipes, por favor, nos atendam, separando o material certinho e colocando no dia certo para o caminhão da reciclagem, que passa dia sim / dia não”. 

Sema 

A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) atua como um parceiro e facilitador do trabalho da Cooperyara, na implantação de ações que divulguem e ampliem a reciclagem dentro de Barueri, conseguindo novos parceiros e doações à instituição.  

A Sema foi responsável pela ligação entre o recolhimento dos recicláveis junto à Cooperyara. Esse trabalho reduziu a quantidade de lixo nas ruas, permitiu o reaproveitamento de materiais que iriam para aterros sanitários e que causariam um impacto destrutivo ao meio ambiente. 

Bidu relata que a prensa será muito importante para o trabalho de reciclagem. “Não sei o valor da prensa, mas sei o valor que ela tem para o meio ambiente”. Bidu reforçou ainda a fala de Elizeu: “a população tem que nos ajudar a fazer reciclagem. Aumentando a reciclagem a gente aumenta a renda desses trabalhadores, do nosso município, ajuda muitas famílias e ainda tira uma quantidade significativa de lixo do planeta”.  

Sobre Redação

Leia também

Segunda semana do Arraiá começa com Léo Santana na quinta, 20

Abrindo a segunda semana de shows do Arraiá de Barueri, a Prefeitura, por meio da …