Home / Barueri / Dança de Rua é o estilo que encontra espaço na Cultura de Barueri
dezenas de dançarinos de rua posam para foto em quadra de Barueri
Foto: Bob Cruz / SECULT

Dança de Rua é o estilo que encontra espaço na Cultura de Barueri

dezenas de dançarinos de rua posam para foto em quadra de Barueri
Foto: Bob Cruz / SECULT
Street Dance ou Dança de Rua, Zumba, Frevo, Jazz, Dança do Ventre. O universo da dança parece não ter limites. E as opções que a Secretaria de Cultura e Turismo oferece também podem ser quase ilimitadas. Desde o ano passado, o secretário Jean Gaspar tem reforçado a atuação dos cursos livres das Casas de Oficinas e dos Núcleos de Dança e de Música. E é assim que o curso de Dança de Rua se desenvolve, sob a orientação do professor Cesar Augusto Romualdo da Silva.

Os alunos de Cesar são jovens entre 14 e 23 anos que sentem verdadeira paixão pela dança e principalmente pelo estilo que começou a ser praticado nas ruas. “A dança propriamente dita já é importante fisicamente, psicologicamente e socialmente, e a dança de rua não é diferente, é uma forma muito enriquecedora de expressão corporal e de socialização”, explica.

Iniciado nos Estado Unidos na década de 1970, o Street Dance, nascido a partir da cultura Hip Hop, tem sofrido alterações, passando a fazer parte inclusive do conteúdo acadêmico. A dança acabou se transformando em instrumento para levar a paz às gangues dos guetos norte-americanos.

A Dança de Rua teria chegado ao Brasil no início da década de 1990, especificamente na cidade de Santos, através do coreógrafo Marcelo Cirino, que “abrasileirou” o estilo, em especial o Breaking – modalidade pertencente às street dances.

Os interessados em aprender a Dança de Rua podem entrar em contato com a Casa das Oficinas pelo telefone 4198-0972.

Gerson Pedro

Sobre rodrigo

Leia também

Felix Bistrot comemora 21 anos e lança menu especial

Celebrando 21 anos, o restaurante Felix Bistrot lança um menu especial em comemoração à data. …