Home / Barueri / Farmacêuticos da rede se reúnem para discutir reestruturação nas farmácias das UBSs

Farmacêuticos da rede se reúnem para discutir reestruturação nas farmácias das UBSs

No dia 11 de agosto a Prefeitura de Barueri, por meio da Coordenadoria Técnica de Suprimentos Farmacêuticos, ligado à Secretaria de Saúde, promoveu uma reunião com farmacêuticos da rede para abordar o “Diagnóstico Situacional das Farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs)”. 

 

O encontro realizado no auditório do Centro de Especialidades Luiz Maria Barletta contou com apresentações ministradas por profissionais da rede, o farmacêutico, Robson Lázaro, e o responsável pela logística de distribuição e materiais, Ubirajara de Souza Meneses. Na ocasião, foi abordada a importância das ações de melhorias contínuas.  

 

“Discutimos sobre o levantamento das necessidades das unidades, a implantação de indicadores, o gerenciamento de risco, o plano de ação e a cronoanálise que estabelece a variação do processo e determina a capacidade produtiva. E detalhes que tivemos o cuidado de checar como, por exemplo, as farmácias e os almoxarifados precisam estar no mesmo andar para facilitar o acesso e agilizar o bom funcionamento do trabalho diário”, explicou Robson Lázaro.  

 

Além dos palestrantes, houve a presença da coordenadora técnica de suprimentos farmacêuticos, Talita de Lisboa Salaviaw. “Estamos promovendo uma série de melhorias e consideramos fundamental a padronização dos atendimentos. Já implantamos um sistema que informa onde e quando o paciente pegou um determinado medicamento, indicando o prazo de 30 dias para a próxima retirada; vamos mudar o alto custo, que são os medicamentos fornecidos pelo governo do Estado de São Paulo, pois estão na Farmácia Central e não queremos misturar, e ampliaremos o horário de funcionamento”, relatou Talita. 

 

Entre os presentes estavam os farmacêuticos que representaram as 19 Unidades Básicas de Saúde, os prontos-socorros, o Hospital de Retaguarda do Jardim Paulista, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Farmácia Central (24h).  

 

“É importante a gente conhecer o diagnóstico da rede, o que acontece fora da UBS onde atuamos para termos uma ideia mais ampla sobre o andamento da Saúde de Barueri. Dessa forma, podemos cada vez mais melhorar o nosso trabalho”, relatou a farmacêutica Jackeline Fernanda dos Santos, da UBS Edini Cavalcante Consoli, do Jardim Tupan, ao final do encontro. 

Sobre Redação

Leia também

CCR ViaOeste realiza intervenção no viaduto Ottone Rusalem em Barueri-SP

A CCR ViaOeste, concessionária responsável pelas obras de extensão das marginais da rodovia Castello Branco …