Home / Santana de Parnaíba / Mais de mil certificados de cursos de capacitação são entregues a moradores de Santana de Parnaíba no 1º semestre

Mais de mil certificados de cursos de capacitação são entregues a moradores de Santana de Parnaíba no 1º semestre

Em Santana de Parnaíba a qualificação profissional é muito importante, pois oferece ao munícipe uma oportunidade de trabalho e uma nova perspectiva de vida. São diversas Secretarias que oferecem esse serviço.

E na última quarta-feira, 31 de maio, por meio da Secretaria da Mulher e da Família, centenas de pessoas receberam os certificados dos cursos de comida Fit, Salgados, Fotografia, Empreendedorismo, Designer de Sobrancelhas, Alongamento de Unha, Barbeiro, entre outros.

“Mais de mil diplomas em menos de seis meses, a Secretaria da Mulher e da Família entregou, são pessoas que viram a oportunidade, agarraram e hoje elas estão aqui pagaram o preço, por isso que elas são vitoriosas”, diz Selma Cezar, a Secretária da Mulher e da Família.

A aluna Patricia Matias demonstra muita satisfação com a realização do curso, “Então foi o curso, as pessoas que estavam ali, a professora Beth, as meninas todas elas me abraçaram me deram esse apoio e hoje estou aqui e hoje agradeço a Deus, e agradeço a todas elas por  esse apoio enorme na minha vida”, falou.

Além de capacitar, o objetivo desses cursos é a geração de renda, abertura de oportunidades para o primeiro emprego ou até mesmo para a reinserção no mercado de trabalho, já que aprendem novas habilidades ou se reciclam, servindo até mesmo para as pessoas que pretendem ter renda extra ou se tornarem empreendedores autônomos.

Somente a Secretaria da Mulher e da Família, entregou de 2022 até a presente data quase 3 mil certificados.

ONDE REALIZAR OS CURSOS DE QUALIFICAÇÃO 

Os cursos de qualificação profissional são oferecidos pela Assistência Social, por meio dos CRAS e NAS da cidade, Fundo Social, Secretaria da Mulher e da Família e Secretaria Municipal de Emprego, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMEDES).

Para atender a todos públicos, a SEMEDES ainda possui um Centro Profissionalizante, localizado no bairro Cidade São Pedro, para que os alunos consigam realizar na prática os cursos voltados à área de construção civil, nos ramos de pedreiro assentador e revestidor, profissionais de pintura e texturização, elétrica e hidráulica residencial.

 OUTROS PROGRAMAS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Para diminuir as desigualdades e erradicar a vulnerabilidade social no município, a Prefeitura de Santana de Parnaíba oferece o Projeto Crescer, que proporciona qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho. Este programa é destinado a pessoas acima dos 18 anos, que recebem treinamentos pelo período de nove meses, desempenhando funções nas repartições públicas com diversos benefícios, como: bolsa-auxílio, cesta básica e vale-transporte.

O parnaibano ainda conta com as plataforma Qualifica Mais Santana de Parnaíba, o programa que oferece uma variedade de conteúdos e cursos para desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional, de forma gratuita, onde os munícipes, a partir dos 16 anos, têm a disposição cursos gratuitos e com certificados em diversas áreas.

Além disso, a plataforma Parnaíba Idiomas é uma iniciativa que oferece formação on-line em 25 idiomas gratuitamente para todos os moradores da cidade, a partir dos 13 anos, para aprimorarem seus currículos, elevando suas chances no mercado de trabalho.

Créditos:

Fotos/Texto: Secom Santana de Parnaíba

Sobre Redação

Leia também

Santana de Parnaíba faz triagem de 100% do lixo coletado e se destaca na gestão de resíduos sólidos

No mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), …