Home / Cidades / Prefeitura de Barueri colocará novas maternais em funcionamento para atender 500 crianças
Fachada da Maternal Professora Cleide Rodrigues Fagundes, no Recanto Phrynéa

Prefeitura de Barueri colocará novas maternais em funcionamento para atender 500 crianças

Fachada da Maternal Bairro dos Altos
Fachada da Maternal Bairro dos Altos

A Prefeitura de Barueri, por intermédio da Secretaria de Educação, colocará em funcionamento duas novas Escolas Maternais Municipais, a partir do 2º semestre deste ano, pelo sistema de Parceria Público-Privada (PPP). Uma delas é a EMM Bairro dos Altos; a outra unidade é a EMM Professora Cleide Rodrigues Fagundes, no Recanto Phrynéa.

A maternal do Recanto Phrynéa abrigará 297 crianças. Já a escola do Bairro dos Altos iniciará suas atividades atendendo 200 crianças, estendendo-se depois para até 400 alunos.

Mesmo pertencentes à Prefeitura de Barueri, as novas maternais terão atendimentos feitos por “organizações sociais” – entidades de direitos privados sem fins lucrativos. Para o secretário-adjunto da Secretaria de Educação, Régis Luiz Lima de Souza, o novo modelo de gestão é bem melhor. “A organização social oferece mais benefícios”, disse, referindo-se ao fato da parceria possibilitar redução de custos para a Prefeitura e disponibilizar às crianças atividades de balé, capoeira e judô, e acompanhamento de fisioterapeuta, técnico em enfermagem e psicopedagogo.

Maternal Bairro dos Altos
A Maternal do Bairro dos Altos tem três pisos erguidos em terreno de 4.594 m², ocupando 3.047 m² de área construída, na estrada doutor Cícero Borges de Morais. De acordo com a distribuição, o andar térreo possui ambientes como cinco salas, berçários, salas de atividades, refeitórios, vivência, lactário, salas de banho infantil e de bebês, sanitários infantis e acessíveis e miniquadra. O piso superior conta com espaços para oito salas, vídeo, sanitários e banho infantil, solário e brinquedoteca. No pavimento inferior ficam a recepção, sanitários, sala de educadores e secretaria. Além disso, a escola dispõe de estacionamento e elevadores.

Maternal do Recanto Phrynéa
Já denominada como EMM Professora Cleide Rodrigues Fagundes, a escola foi criada e executada pela atual administração na rua Nelly Masiero Fernandes, em frente à Emef Professor Osvaldo Batista Pereira e próxima à 1ª Cia da PM. A nova maternal tem três pavimentos erguidos em terreno de 3.000 m², sendo 2.590 m² de a área construída. O piso térreo traz administração, berçário, sala de atividades, lactário, solário e estacionamento; o primeiro andar soma oito salas, sala de vídeo, sala de artes e sala de leitura. Já o segundo pavimento conta com cozinha, refeitório, vivência e sala para brinquedoteca.

Atendimento mais perto de casa
A Maternal Bairro dos Altos pode ser considerada um “Cartão Postal” da região. É que a unidade está localizada ao lado da Emeief Professor Enéias Raimundo da Silva, e ambas formam ainda uma espécie de “Complexo Educacional” da rede de ensino municipal, estrutura destacada pelos moradores. “Barueri tem coisas boas que outros lugares não têm. Essa nova maternal ficou muito bonita. Um privilégio para as mães que trabalham e precisam deixar seus filhos na creche. A população deve agradecer por ter um benefício como este”, ressaltou Maria de Fátima Souza da Silva, que reside no Conjunto Habitacional Mirante dos Altos.

Para Ronaldo Freire, outro morador da região, a Maternal do Bairro dos Altos ficou ótima, com estrutura bem feita. “Acho bom a construção dessa nova escola, o que não existia no bairro. Será importante para facilitar a nossa vida e das crianças, além de desafogar o atendimento no Bairro Califórnia”.

Foto 3- Maternal Bairro dos Altos

Foto 2 - Maternal Bairro dos Altos

Fachada da Maternal Professora Cleide Rodrigues Fagundes, no Recanto Phrynéa
Fachada da Maternal Professora Cleide Rodrigues Fagundes, no Recanto Phrynéa
_______________________________________________________________________
Arleno Marques
29.04.2015
Crédito das fotos – Valdir Galindo

Sobre Administrador

Sou Desenvolvedor Front end, trabalho com desenvolvimento de Websites, SEO, e layout. Criação de e-mail marketing e peças gráficas , análise e acompanhamento de seus resultados. Mensuração de resultados via Google Analytics. Trabalho com as linguagens CSS, CSS3, HTML5, PHP e jQUERY.

Leia também

Câmara aprova liberação de imóvel para instalação da faculdade de medicina em Itapevi

Os vereadores de Itapevi aprovaram em sessão ordinária realizada remotamente, nesta terça-feira, dia 9 de …