Home / Barueri / Projeto “Horta Urbana” ensina alunos do 2º ano a plantar
alunos reunidos em volta de horta do Projeto Horta Urbana

Projeto “Horta Urbana” ensina alunos do 2º ano a plantar

alunos reunidos em volta de horta do Projeto Horta UrbanaEm nova etapa do projeto “Horta Urbana”, alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da unidade Maria Theodora, em Alphaville, tiveram a oportunidade de colocar em prática todos os cuidados com o meio ambiente e com a alimentação aprendidos em sala de aula. Sob supervisão dos professores e dos associados da TCS, as crianças tiveram contato com a terra e ajudaram na plantação de cerca de 90 mudas de hortaliças e legumes na manhã de 19 de junho.

A iniciativa é parceria com a Tata Consultancy Services (TCS – Brasil), que leva alguns de seus representantes na unidade para aplicação do projeto. O primeiro passo ocorreu em 23 de abril, com a palestra “Alimentação Saudável”. Nela, os professores destacaram a importância da horta e de preservar o meio ambiente. Para eles, esse deve ser um dos primeiros itens da lista de prioridades quando se pensa em vida saudável e sustentabilidade.

Por meio de um concurso realizado com os alunos participantes, o nome do projeto foi batizado de “Super-Horta da Fieb”. O objetivo foi ensinar a importância de ter uma alimentação rica em vegetais e vitaminas e, além disso, também mostrar que é possível cuidar da saúde preservando o meio ambiente, pois os estudantes tiveram lições básicas sobre como criar uma horta em suas casas.

Fases do projeto
O projeto inicial foi dividido em três fases. No primeiro, é apresentada aos alunos a intenção da escola em construir uma horta e como eles poderão escolher participar da atividade. Já no segundo estágio, inicia-se a escolha do formato da horta construída que pode ser em algum espaço de terra ociosa na escola ou em espaços com canos ou garrafas pets. Por fim, a terceira e última fase, começa a escolha de quais hortaliças e legumes serão plantados na horta.

Todas as ações propostas serão analisadas ao final de cada fase para garantir que o processo seja contínuo e de qualidade. Os envolvidos serão responsáveis em verificar o andamento do trabalho e propor mudanças quando for necessário.

Parceria que rende frutos
Em 2017, a Tata Consultancy Services e a Fieb firmaram sua primeira parceria. A iniciativa proporcionou o programa Go IT, que visou capacitar os estudantes para atuarem nas diversas áreas do mercado de Tecnologia da Informação, além de trazer a empresa para dentro da escola. A Fieb é a primeira instituição de Educação Básica e Técnica de nível médio a realizar essa parceria com a TCS, do Grupo Tata, considerado o maior conglomerado empresarial privado da Índia.

Sobre rodrigo

Leia também

Zona Azul Digital começa a funcionar em caráter piloto em Barueri

Na quinta-feira (dia 25) entrou em operação a Zona Azul Digital em Barueri, tecnologia desenvolvida …