Home / Barueri / Projeto ‘O Menino e o Balão’ leva contação de histórias e livros gratuitos a Barueri

Projeto ‘O Menino e o Balão’ leva contação de histórias e livros gratuitos a Barueri

O projeto O Menino e o Balão faz uma visita muito especial nos dias 27 e 29 de maio a quatro escolas públicas de Barueri, na Grande São Paulo. A iniciativa pretende transformar a relação de crianças com a leitura, por meio da magia da contação de histórias, distribuição gratuita de livros e atividades culturais que despertam a criatividade e o pensamento crítico.

A ação literária tem como fio condutor o livro O Menino e o Balão, escrito por Cibele Oliveira. A obra, sensível e cheia de ternura, convida os pequenos leitores a refletirem sobre valores fundamentais como a amizade, o respeito e a gentileza. E para tornar a experiência ainda mais especial, a própria autora será responsável por dar vida à história, conduzindo sessões de contação para crianças de 3 a 7 anos das seguintes escolas:

  • EMEI João Evangelista de Oliveira
  • EMMEI Maria de Menezes Bezerra
  • EMEI Roque Soares Souza
  • EMEI Eminoldo Harger

As bibliotecas das escolas participantes também serão contempladas com exemplares do livro O Menino e o Balão, que ficarão disponíveis para empréstimo pelos alunos, incentivando a leitura contínua mesmo após a ação. Todas as atividades do projeto são totalmente gratuitas e acessíveis a pessoas com deficiência, reforçando o compromisso com a inclusão e o acesso democrático à cultura.

O projeto O Menino e o Balão é viabilizado pelo Ministério da Cultura, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), com patrocínio da Freudenberg Filtration Technologies, Freudenberg Performance Materials, Klüber Lubrication e Vibracoustic. A produção é da AH7 Gestão Cultural, com apoio da Full House Produções Culturais.

“O objetivo é estimular a leitura desde cedo, pois é uma ferramenta poderosa de transformação social, que desenvolve habilidades socioemocionais e amplia horizontes”, destaca Anderson Horácio, gestor da AH7 Gestão Cultural. O projeto também aposta no poder da leitura como ferramenta de inclusão, oferecendo oportunidades de desenvolvimento cognitivo e emocional a crianças que muitas vezes têm acesso restrito ao universo literário.

Segundo os organizadores, ao incentivar desde cedo o contato com a literatura brasileira e destacar autores nacionais, o projeto contribui para o fortalecimento da identidade cultural e para o reconhecimento do patrimônio literário do país. Além de estimular o hábito da leitura, a iniciativa também pode inspirar o surgimento de novos escritores entre as crianças participantes.

***

Serviço

Projeto O menino e o Balão

Quando: 27 de maio, às 9h e às 15h30
Onde: EMEI João Evangelista de Oliveira (rua Dom Felíciano, 240, Jardim Mutinga)

Quando: 27 de maio, às 11h e às 13h30
Onde: EMEI Maria de Menezes Bezerra (rua Petrolina, 710, Jardim Mutinga)

Quando: 29 de maio, às 9h e às 15h30
Onde: EMEI Roque Soares Souza (rua Professora Renilde de Almeida, Parque Imperial)

Quando: 29 de maio, às 11h e às 14h
Onde: EMEI Eminoldo Harger (rua Padre Cícero Romão Batista, 75, Parque Imperial)

Realização: Ministério da Cultura (Programa Nacional de Apoio à Cultura – Pronac)
Patrocínio: Freudenberg Filtration Technologies, Freudenberg Performance Materials, Klüber Lubrication e Vibracoustic
Produção: AH7 Gestão Cultural
Apoio: Full House Produções Culturais

Sobre Redação

Leia também

RodoAnel Oeste avança para nova etapa das obras de recuperação de viaduto no km 24,4 em Osasco

Intervenção ocorre 24 horas por dia e exige alterações operacionais para garantir a segurança dos …