Home / Barueri / Saúde de Barueri promove capacitação em prevenção e tratamento de feridas

Saúde de Barueri promove capacitação em prevenção e tratamento de feridas

A Secretaria de Saúde de Barueri, por meio do Serviço de Atendimento Domiciliar (Sad), ligado à Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), realizou nos dias 30, 31de maio e 2 de junho a Capacitação sobre Prevenção e Tratamentos de Feridas. A ação foi destinada para os profissionais de saúde com o objetivo de otimizar os serviços.

“O que é importante nessa ação é poder capacitar os servidores de Saúde, afinal, o município dispõe de ótimos materiais e é necessário treinamento para manuseio correto”, explica Vania Aparecida Cabeça, presidente da Comissão Técnica Municipal de Prevenção e Tratamento de Feridas.

Capacitação

A especialista em enfermagem dermatológica, Rosana Cristina Corrêa, representante de uma empresa de materiais médicos especializada em tratamentos e prevenção de feridas, abordou desde a avaliação de feridas, tipos de tecidos, o que é preciso entender sobre cada caso e qual a necessidade que a ferida apresenta para fazer o tratamento, sempre correlacionando com os curativos que estão disponíveis, dentre outras informações.

“Como estratégia para gerenciar o biofilme (conjunto de micro-organismos que podem formar feridas), que hoje a gente sabe que é um dos grandes problemas nas feridas crônicas, existem quatro etapas chamadas de higiene da ferida, sendo que na última etapa a gente precisa ter uma cobertura específica, que é o curativo que o munícipio já disponibiliza”, explica a palestrante ao citar curativos com tecnologia diferenciada.

“O município conta com essa tecnologia específica para gerenciar o biofilme e impedir essa reformação, para que efetivamente essas lesões que estão abertas há muito tempo consigam evoluir de modo esperado”, conclui Rosana.

Os encontros beneficiarão, sobretudo, a atuação dos profissionais que lidam com pacientes acamados, que contam com o Serviço de Atendimento Domiciliar, garantindo um cuidado humanizado e atendendo às necessidades do paciente grave, diminuindo e prevenindo infecções.

Sobre Redação

Leia também

Segunda semana do Arraiá começa com Léo Santana na quinta, 20

Abrindo a segunda semana de shows do Arraiá de Barueri, a Prefeitura, por meio da …