Home / Santana de Parnaíba / Saúde de Santana de Parnaíba e Rotary realizam testagem de hepatite em servidores do CAB

Saúde de Santana de Parnaíba e Rotary realizam testagem de hepatite em servidores do CAB

A Prefeitura de Santana de Parnaíba e o Rotary Club Barueri/Alphaville realizaram entre os dias 26 e 28/2, por intermédio da Secretaria de Saúde, 646 testes de triagem para hepatites B e C em servidores do Centro Administrativo Bandeirantes. A adesão à ação, que integra a campanha Hepatite Zero do Ministério da Saúde (MS), corresponde a quase 60% dos profissionais do CAB. O objetivo de uma testagem é  erradicar esta que é considerada uma das doenças mais comuns no Brasil.

Segundo o MS, as doenças de hepatite se apresentam, na maioria dos casos, sem sintomas. Ao participarem do teste, os servidores foram informados que a  vacina contra a hepatite B faz parte do calendário de vacinação da criança, do adolescente, do adulto, e está disponível nas salas de vacina do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Todas as Unidades de Saúde da Atenção Básica (UBS’s e USA’s) contam com os testes de Hepatite B e C, de HIV e Sífilis, disponíveis para a população em livre demanda”, esclarece João Claudio Albertini dos Santos, coordenador municipal do Programa IST/HIV/Aids e Hepatites virais.

Anteriormente à ação no CAB, a Prefeitura e o Rotary já promoveram outras testagens em escolas, parques e demais espaços públicos, e até o momento contabilizam mais de 4 mil pessoas atendidas. “Felizmente todos os resultados do CAB foram negativos. Importante salientar que um dos principais agravantes da doença não ser descoberta é se tornar crônica com evolução para problemas no fígado”, explica Pedro Sartorato do Rotary Club de Barueri/Alphaville, embaixador Hepatite Zero área 13.

Voluntários e quem deve fazer o teste
A ação de testagem promovida no CAB, por intermédio da parceria entre Prefeitura de Santana de Parnaíba e Club Barueri/Alphaville, contou com apoio da Escola Grau Técnico, UNIP, e voluntários das respectivas instituições. De acordo com protocolo do MS, os moradores devem fazer o teste após exposição sexual, acidente com materiais biológicos e violência sexual.

Na Rede Pública de Saúde, os kits de testagem são enviados pelo Ministério da Saúde para o programa Rede Cegonha ( Pré-Natal), e também estão disponíveis para a população geral em caráter preventivo. “Faça o teste. Procure uma Unidade de Saúde!”, conclui a Prefeitura.

Sobre Redação

Leia também

Prefeitura de Santana de Parnaíba implanta programa para consolidar eficiência no atendimento ao cidadão

A Prefeitura de Santana de Parnaíba apresentou na última quinta-feira (4/4) o programa Governo Eficaz, …