Home / Barueri / Hospital Municipal de Barueri foi palco da abertura nacional do Setembro Amarelo 2023

Hospital Municipal de Barueri foi palco da abertura nacional do Setembro Amarelo 2023

Suicídio no mundo contemporâneo – uma tragédia anunciada. Este é o lema da Campanha Setembro Amarelo, que foi aberta nacionalmente na tarde desta sexta-feira (1) no Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) pelo médico psiquiatra, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria e coordenador nacional da Campanha Setembro Amarelo, Antônio Geraldo. 

Segundo o psiquiatra, o tema da campanha serve para alertar sobre eventuais sinais que as pessoas podem demonstrar e também sobre a necessidade de estar atento a eles para poder oferecer ou buscar auxílio. 

“É preciso prestar mais atenção naqueles com quem convivemos diariamente, valorizar essas relações e estar atento para poder ajudar ou pedir ajuda se a percepção de mudança for sobre si”, declarou o psiquiatra. 

Antônio Geraldo abriu a campanha nacional do Hospital Municipal de Barueri devido à qualidade dos serviços prestados à população do município. “Este é um hospital de excelência, é de grande importância o que é feito aqui e não poderia haver outro local para darmos início à campanha”, disse. 

Durante um pouco mais de 1h30, aproximadamente o tempo de duração da palestra, o profissional apresentou dados sobre o aumento no número de ocorrências, falou da necessidade de não tratar do tema sem apresentar soluções, para que a divulgação de mortes desta natureza não aumente o número de tentativas de tirar a própria vida. 

Ele ressaltou também a importância de um diagnóstico correto, uma vez que praticamente 100% dos casos de suicídio estão relacionados às doenças mentais não raro não diagnosticadas ou tratadas de maneiras incorretas. 

O diretor técnico do HMB, Paulo Tierno, destacou o fato de o hospital ser referência na região para tratamentos voltados à prevenção do suicídio em Barueri. 

“O suicídio é um tema de alta prevalência na população e uma das principais causas de mortes entre os jovens e somos a referência do município para o tratamento de pessoas com ideações suicidas. Cabe a nós sabermos identificar para oferecer o tratamento adequado e, num cenário de cerca de 1.700 colaboradores, perceber se alguém ao lado precisa de ajuda, inclusive para salvar uma dessas pessoas”, concluiu Tierno. 

Setembro Amarelo 
Idealizada em 2013 junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM) e inserida no Calendário Nacional da Saúde no ano seguinte, o Setembro Amarelo é a campanha da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que tem como principal objetivo conscientizar e prevenir a população sobre o suicídio. 

Sobre Redação

Leia também

Já atualizou a vacina do seu pet?

A Prefeitura de Barueri mantém um posto fixo de vacinação contra a raiva em cães …